domingo, 9 de dezembro de 2007

Capixaba na Seleção Olímpica



Gostei da atuação do capixaba Maycon pela Seleção Olímpica contra os Craques do Brasileirão. O garoto de 22 anos, criado em Goiabeiras, jogou nas categorias de base da AERT, mas aos 14 anos foi para o Internacional. Hoje já estabeleceu família por lá e guarda o carregado sotaque gaúcho.

Ficha do Maycon

Nome: Maycon Vieira de Freitas
Data de nascimento: 14/02/1985
Partidas pelo elenco profissional: 50
Local de nascimento: Vitória ES
Altura: 1m80cm
Peso: 78Kg

Agora, como a intenção do blog é falar do futebol capixaba. Vem a pergunta. Existe categoria de base no futebol capixaba? Meio complicado. Acho que ninguém ainda fez essa pergunta, mas, quantos capixabas saem para clubes de fora do Estado na idade que o Maycon saiu? A grande maioria. Dessa forma, dificilmente conseguiremos renovar nosso futebol e "descobrir" novos talentos no futebol local.

Já não me lembro do último capixaba que brilhou no Estado já no profissional, para depois, ir para fora do Estado. Hoje, quando descobrimos que o cara é capixaba, é porque ele já está estourando fora do Estado, talvez até do País. Os clubes devem se estruturar nas categorias de base, para não perder os valores. Fazer contratos com atletas acima de 16 anos e a Federação criar uma forma de proteger o clube, para que não perca os garotos antes desta idade.

Eu sei que é difícil brigar financeiramente com os clubes de fora. Também é difícil segurar o vontade dos guris em jogar longe do ES. Mas algo deve ser feito para defender o futebol de base no Espírito Santo. Alguém tem alguma sugestão?

Nenhum comentário: