quinta-feira, 22 de maio de 2008

Exemplos para o novo Kleber Andrade

Por Daniel Gois

Estava assistindo o abre-jogo de Manchester x Chelsea e quando falavam do estádio da final, em Moscou, resolvi pesquisar os motivos que o levam a condição de 5 estrelas, classificação fornecida pela UEFA. Claro que muitos pontos vão além da nossa capacidade e necessidades locais, quando colocamos em questão a construção do novo Kleber Andrade.

Mas em outros pontos, achei bem interessante e seria legal mencionar no blog. São critérios que as autoridades responsáveis deveriam dar bastante importância e não acredito que dispensariam grandes quantidades de investimento.

Vamos a eles:

1 - Dimensão do campo: 105m x 68m. O campo de jogo deve estar em condições perfeitas e preparado para receber uma partida de final (qualidade do gramado, da irrigação, da superfície lisa, etc).

2 - Espaço suficiente em torno do campo para placas publicitárias e câmeras de televisão. Além disso, deve haver espaço entre ambas as traves e as arquibancadas de fundo para o trabalho de fotógrafos.

3 - Vestiários para ambas as equipes e para os árbitros com o mesmo tamanho de acomodações.

4 - Local para anti-doping apropriado e propriamente equipado.

5 - Clara sinalização para que todos possam compreender dentro e fora do estádio os locais de acesso.

Aqui vai um critério que considero muito importante e é bom os responsáveis estarem atentos:

6 - Assentos apropriados e cobertos para os espectadores deficientes e seus acompanhantes (mínimo de dois setores com pelo menos 50 lugares cada um). As áreas para espectadores com deficiência devem ser adequadamente equipadas com rampas de acesso de chegada e saída, bem como para banheiros e locais para venda de alimentos e bebidas.

Já esses pontos eu retiro do Estatuto do Torcedor, mas também estão na lista da UEFA:

7 - O estatuto diz: A segurança é prioridade: Os estádios com capacidade superior a 20 mil lugares devem ter uma central técnica de informações, com infra-estrutura para monitorar por imagens o público presente. Câmeras de vídeo devem ser espalhadas pelo estádio e instaladas junto às catracas eletrônicas, para controlar a entrada e a saída de torcedores.

8 - Para cada grupo de 10 mil torcedores deve haver um médico, dois enfermeiros e uma ambulância.

9 - Orientadores e serviços de atendimento deve estar à disposição dos torcedores dentro e fora dos estádios, para que façam suas reclamações.

Ps.: A lista de estádios da União Européia de futebol (UEFA) é um ranking criado pela entidade e pelo comitê de segurança. A cada estádio é dada uma avaliação usando-se estrelas.

Nota: Daniel tem razão. São pontos importantes. Alguns deles simples, outros mais complexos. Mas, já que vamos construir um estádio com as melhores técnologias, nada melhor do que seguir o exemplo de um dos melhores estádios da Europa.

Um comentário:

Sidney Magno Novo disse...

FALA THIERRY...
DE TODOS ESSES PONTOS LISTADOS POR DANIEL, NÃO EXISTE NENHUM QUE PELO MENOS SEJA "UM POUCO COMPLEXO"... TODOS PONTOS ESTÃO AO ALCANCE DO "INVESTIMENTO"...

E NEM ADIANTA OS INVESTIDORES ARGUMENTAREM QUE É IMPOSSÍVEL FAZER "TAL" COISA PORQUE "ISSO" NÃO FAZ PARTE DA CULTURA DO FUTEBOL BRASILEIRO... A GRANA MANDA E IMPÕE MUDANÇAS CULTURAIS... ISSO É FATO...