quarta-feira, 18 de junho de 2008

O Governo e a FES

Abaixo, nota emitida pelo Governo do Estado sobre o apoio a Serra e Linhares e mais abaixo ainda, e-mail encaminhado pela FES para o Governo. Quem tem a razão?.

Nota Oficial do GOVERNO

Sobre o apoio ao time do Serra, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) esclarece que:

1- Não foi enviada pela Federação de Futebol qualquer documentação oficial de pedido de apoio para o clube. Existe um pedido oficial, protocolado no dia 09 de junho de 2008, da Federação de Futebol à Sesport, mas de apoio financeiro para realização da Copa ES 2008 (processo número 41382846);

2- Todas as requisições devem ser feitas por intermédio das entidades federativas ou das administrações municipais, nunca por clubes, atletas ou comunidades, por exemplo;

3- Por respeito ao dinheiro público, a Sesport tem como diretriz obedecer todas as regras burocráticas estabelecidas pela lei. Dentro dessa jurisdição há um prazo mínimo de 30 dias úteis para avaliação dos projetos encaminhados à Secretaria. Fato que invalida a possibilidade de atender o anseio do clube, mesmo que a Federação resolva, a partir de agora, enviar o pedido.

Assessoria da Sesport

E-mail encaminhado pela FES

---------- Forwarded message ----------From: Joao Henrique Areias
Date: 2008/5/27Subject:
Fwd: CAMPEONATO BRASILEIRO SERIE C 2008 - OPORTUNIDADE PARA EQUIPES CAPIXABAS ASCENDEREM
To: Maurício Ribeiro
Para: Mauricio Ribeiro - Secretario de Estado de Esportes
De : João Henrique Areias - Diretor Executivo - FES

Caro Mauríicio, necessito da sua ajuda para tentarmos planificar o apoio do governo do estado ao futebol capixaba de forma efetiva e que traga benefícios para ambas as partes.

Por isto pedi a reunião o mais rápido possível com você.

Um dos motivos é que nãopodemos mais repetir o tipo de pedido abaixo. Sei que voce precisa se planejar com antecedência e que o dinheiro público, principalmente, precisa ser bem aplicado e justificado.

O fato é que o pedido abaixo inclui uma oportunidade única de os clubes capixabas ascenderem a um nível mais alto. A CBF anunciou para o ano que vem a criação da Série D do Campeonato Brasileiro com 40 clubes. Com isto a Série C 2009 terá 20 clubes, sendo 4 que descerão da Série B e 16 que ascenderão da atual Série C, onde estão os nossos clubes. Repito é uma oportunidade única e se não reforçarmos nossas equipes não teremos chances.

Ao mesmo tempo, temos de buscar uma solução de patrocínio, com a contrapartida sendo em espaços publicitários (mídia) nos uniformes dos clubes, com as placas de campo, site da federação e clubes, etc. Ao final podemos entregar um relatório com o retorno alcançado com valores, como fazem a maioria dos anunciantes, incluindo empresas do governo.

Aguardo seu retorno, abs João Areias - (telefone de Areias)

Mais um e-mail


---------- Forwarded message ----------
From: Joao Henrique Areias
Date: 2008/5/24
Subject: CAMPEONATO BRASILEIRO SERIE C 2008 - OPORTUNIDADE PARA EQUIPES CAPIXABAS ASCENDEREM
To: Vice-governador

Prezado Cleomar,

Este ano teremos uma excelente oportunidade para colocar o futebol capixaba entre as principais equipes do país. Com a criação da Série D 2009, a série C deste ano, permitirá que 16 clubes, ao invés de 4, ascendam a um novo patamar no futebol brasileiro. Na proposta abaixo explico em detalhes.

Solicito-lhe que fale com o Vice Governador e se houver possibilidade, peço-lhe que me retorne o mais breve possível, já que a necessidade é para este ano. Para os próximos anos, poderemos estabelecer um valor de apoio/prêmio por equipe que tenham possibilidade de ascender.

abs, João Henrique Areias

Outro mail

Vitória, 26 de Maio de 2008.
Para: Exmo. Sr. Ricardo Ferraço – Vice Governador do Estado do Espírito Santo.
De: João Henrique Areias - Diretor Executivo FES
Ass: Patrocínio dos clubes capixabas no Campeonato Brasileiro da Série C 2008.

Prezados Senhores,

A Federação de Futebol do Espírito Santo tem a satisfação de apresentar a proposta de patrocínio aos clubes capixabas – Serra e Rio Bananal – no Campeonato Brasileiro da Série C – edição 2008, que será realizada no período de 06 de julho a 16 de novembro de 2008 e contará com 64 clubes de todo o Brasil.

O primeiro objetivo é chegarmos entre os 4 primeiros colocados e ascendermos à Série B 2009. O segundo objetivo é termos um ou os dois clubes na nova série C – 2009, que passará a ter 20 clubes brasileiros, jogando em sistema de turno e returno, de abril a dezembro, a exemplo das Séries A e B. Trata-se de uma oportunidade única – as 20 vagas da Série C 2009, serão preenchidas pelos 4 clubes que cairão da série B deste ano, mais os 16 primeiros colocadosda Série C 2008 com 64 clubes onde estão o Serra e o Rio Bananal. Nos moldes anteriores, somente 4 clubes subiriam para a divisão seguinte.

Ao mesmo tempo será criada a nova Série D, com os 64 clubes escolhidos segundo os critérios da atual Série C.

Investimento

Além dos recursos aportados pelas prefeituras e iniciativa privada, necessitamos de um aporte do governo estadual no valor de R$ 700.000,00, sendo 80% para repasse aos dois clubes em partes iguais e 20% para a federação, para cubrir custos administrativos e com as contrapartidas listadas abaixo.

Este recurso permitirão aos clubes montarem equipes competetivas, em condições de chegarem entre os 16 primeiros colocados em 64 clubes.

Retorno Institucional

O Governo do Estado Espírito Santo, estará contribuindo diretamente para reforçar as equipes capixabas, posicionando-as definitivamente no cenário nacional e viabilizando eventos futuros à altura do novo Estádio Kleber Andrade.

Contrapartidas

· Exposição da marca no backdrop de premiação.
· Exposição da marca nos backdrops de entrevistas.
· Logomarca nos ombros das camisas dos dois clubes
· Divulgação do Campeonato através dos websites dos clubes e da federação.
· 4 placas nos campos dos dois clubes capixabas.
· Caso haja mídia, a marca entrará na divulgação.

Estamos abertos para ouvir suas sugestões no sentido de atender as necessidades de comunicação do governo do estado. No aguardo do seu contato,

Atenciosamente,
João Henrique Areias
Diretor Executivo

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros amigos: todo dinheiro público para sair dos cofres tem que ter respaldo fiscal. Abram os olhos com este "competente" Areias. Esta história está cheirando muito mal. Aliás, o que este senhor veio fazer no ES? E com quem ele anda, podem me dizer? Na semana que vem um dos dois maiores clubes do ES anuncia que também não joga a Copa ES. Falta de patrocínio...Podem apostar...