quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mais um time de prefeitura que....

...infelizmente, mostra que não veio para ficar. Estou falando do Cabofriense, do Rio de Janeiro, que desistiu de participar da Série C do Brasileiro. O time estava no grupo do Serra. Mas a notícia de que eles desistiram é a de menor importância para o blog. Muitos já vinham antecipando isso. O que me interessou foi saber os motivos que fizeram o Cabofriense desistir.

O time era praticamente bancado pela Prefeitura de Cabo Frio, que não apoiaria o time suficientemente para a disputa da Série C. Além disso, o estádio local não vinha recebendo os cuidados necessários e estaria fechado pela CBF para a competição. Alguma conexão com o Espírito Santo? Com certeza. Em alguns sentidos.

Do lado de cá as Prefeituras e Governo do Estado também pouco ajudam os times. E olha que o Cabofriense tem uma sólida parceria com o Cruzeiro, de quem pega alguns jogadores, e nem assim conseguiu se manter. Agora eu também penso por outro lado. Se Prefeitura e Governo manterem sempre as rédeas do futebol desses times (ou seja, sendo o maior mantenedor em %), eles nunca terão uma independência financeira, ou seja, serão sempre "parasitas" de órgãos públicos.

Não quero falar que isso seja errado, pelo contrário, no início e em momentos críticos, esse apoio é essencial para manter os clubes em atividade e gerar boas receitas para boas campanhas. Mas se for sempre assim, o dirigente nunca correrá atrás de outras parcerias. Aqui no Estado, acredito que ainda estamos no estágio de buscar essas parcerias públicas. Agora, assim como o Ipatinga, no momento em que os resultados vierem, os dirigentes devem ter a capacidade de buscar bons parceiros na iniciativa privada, assim como os mineiros fizeram com a Fiat, para então, num momento de rompimento com o poder público, não sofrer o que o Cabofriense sofreu agora.

Um comentário:

Falso Profeta disse...

Thierry, além dos clubes: AA Colatina, Linhares FC, Muniz Freire, Ibiraçu, Guarapari, Riachuelo, Mariano, Alfredo Chaves, Cachoeiro, Rio Branco de Venda Nova, Castelo, Rio Pardo (Iúna), Comercial (Alegre), Alegranse, Santos de Barra de São Francisco, AA Nova Venécia, São Gabriel, Gabrielense, Atlético de Jeronimo Monteiro, Aracruz, AA Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa EC, Ordem e Progresso (Bom Jesus do Norte), Mimosense... não vejo nenhum motivo para comparação com o que ocorreu ao Cabofriense (rsrsrsrsrs). Abraço! - PS. Olhe que tem alguns campeões aí no meio.