sexta-feira, 23 de maio de 2008

Recesso no futebol capixaba

Infelizmente, enquanto os outros centro estão em atividade, o futebol capixaba está parado. No calendário atual, temos, praticamente, quatro meses de recesso. São dois meses entre a Série C e o Capixabão e mais um mês e alguma coisa até o próximo Capixabão. Com isso, fica complicado cobrar uma mentalidade de torcedor no capixaba.

A próxima movimentação do futebol capixaba será apenas na Série C, em julho. Muito longe. A chama do torcedor apaga. Não pode ser assim. O Capixabão tem que terminar em cima da Série C, até para ajudar na preparação dos times. Os dois finalistas, embalados pelas finais, já iriam a ponto de bala para a competição mais importante do ano.

Acredito que o Capixabão deveria começar em janeiro e ir até a segunda quinzena de junho. Daí, sem recesso, o que não existe em nenhum grande centro do Brasil, os times já começariam a preparação para a Série C, que começa no mês seguinte. Os demais times, já deveriam começar a preparação para a Copa Espírito Santo, que, na minha opnião, deveria começar já em julho. Primeiro por que agora, sub-23, nem atrapalharia tanto os times da Série C, que devem até ter mais jogadores, pois a competição nacional exige atletas mais experientes.

Depois disso, com a Copa ES indo de julho ao final de dezembro, nosso futebol finalmente teria o seu recesso, em dezembro, como em todos os demais Estados com futebol de qualidade. Não é o ideal e talvez nem seja possível no futuro, já que o calendário brasileiro pretende se adequar ao europeu. Mas já é uma iniciativa. Vale lembrar que a FES já irá mudar o calendário em 2009. O Capixabão será disputado em 22 finais de semana e a Copa Espírito Santo em mais 22 finais de semana, sendo que, durante o primeiro semestre, o meio de semana será reservado para a Copa do Brasil.

Nenhum comentário: