quarta-feira, 7 de maio de 2008

O bicho não é tão feio assim

No Blog do Juca Kfouri, o mesmo teve acesso as médias de público de algum dos principais estaduais do Brasil. Os números me chamaram a atenção. A diferença em relação ao Capixabão pode ser considerada grande por alguns, mas na minha opnião, nem tanto.

Vamos aos detalhes. O Estadual Gaúcho, com Grêmio e Internacional, teve média menor que quatro mil torcedores por jogo. A média foi de 3.904, isso por que, no ano passado, foi de 2.310. Muito pouco para um Estadual com dois times na Série A do Brasileiro e de grande torcida.

O tão aclamado Paulistão, teve média de 6.791 torcedores. E olha que são quatro times na Série A. Já o Carioca, que teve os grandes jogando só no Maracanã, ou seja, com um estádio de maior capacidade, a média foi de 8.518, muito alavancada pelos clássicos.

Se a média do Capixabão ficou em quase mil torcedores, não vejo tanta distância, principalmente se levarmos em conta as condições do nosso futebol. Só uma estrela na competição (Sávio) e mesmo assim, só no returno. Nenhum time sequer na Série B do Brasileiro e além disso, estádios que não acolhem nada bem os torcedores.

Acredito que com uma melhor administração, algumas contratações e melhoria nos estádios capixabas, campanhas de troca de ingressos por notas fiscais e demais, poderemos bater de frente com as médias de público, no início, do Gaúchão.

Números

No gaúchão, Ulbra e Santa Cruz levaram 37 pessoas ao Estádio
No paulista, Bragantino e São Caetano levaram 126 torcedores
No carioca, Mesquita e Madureira teve 49 pagantes

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso me faz concluir: Esses jogadores de MESQUITA E MADUREIRA tem bastante parentes.

Sds

Nunes

Anônimo disse...

Acho pertinente o seu comentário. Ainda mais porque a maioria dos clubes locais não declara a totalidade da renda para não ter que entregar todo o dinheiro arrecadado ao Oficial de Justiça de plantão nos estádios...